Foto: Polícia Civil (Divulgação)
A Delegacia Especializada de Atenção à Mulher (Deam) prendeu preventivamente, entre a última sexta-feira e esta segunda, dois homens suspeitos do crime de violência doméstica em Santa Maria. Segundo a delegada Débora Dias, titular da Deam e responsável pelas investigações, as denúncias feitas contra eles foi o que fez com que as prisões fossem possíveis.
Suspeito de matar jovem a tiros é preso em Santa Maria
O caso mais recente aconteceu na tarde desta segunda. O homem, que não teve a idade divulgada à reportagem, foi preso junto à sede do fórum de Santa Maria, na Alameda Buenos Aires, Bairro Nossa Senhora das Dores. Contra ele há inquéritos por descumprimento de medida protetiva e lesão corporal.
Além disso, houve cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa dele. A suspeita da polícia era de que o homem mantinha armas de fogo dentro da residência. O local alvo dos mandados não foi divulgado à reportagem (rua e bairro), mas o resultado deles sim: dois revólveres calibre 38 apreendidos. Então, além dos inquéritos de crime contra a mulher, ele ainda vai responder por posse ilegal de arma de fogo, já que os dois revólveres estavam com o registro vencido de acordo com a delegada Débora.
A prisão de sexta-feira também aconteceu de tarde, mas dessa vez na sede da Deam, que fica na Rua Duque de Caxias, Centro. A idade do suspeito é 39 anos, e ele responde a três inquéritos: um de lesão corporal, outro por descumprimento de medida protetiva de urgência, além de um por ameaça. Ele foi intimado à delegacia e acabou preso.
Adolescente suspeito de assassinato em São Francisco de Assis é internado no Case de Santa Maria
Desde 2015, não houve casos de feminicídio (assassinatos que tiveram motivação relacionada à vítima ser mulher) contra vítimas que tinham feito a denúncia junto à polícia, ou que tinham a favor delas medidas protetivas. A delegada Débora Dias explica a razão de ser importante denunciar e como funciona a proteção do Estado. Ouça:
O número para denúncia é o 190. Ela é anônima e segura.